Jornal da Globo – Ao Vivo

CONFIRA TAMBÉM: BAND | SBT | REDE RECORD

Fundação 26 de Abril de 1965 (50 anos)
Pertence a Grupo Globo de Comunicação
Propietário: Roberto Irineu Marinho (sócio presidente), João Roberto Marinho e José Roberto Marinho (sócios majoritários)

 

Globo Ao vivo

Ver globo ao vivoRede Globo é uma rede de televisão brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. É assistida por cerca de 150 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior, por meio da TV Globo Internacional. A emissora é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC) e uma das maiores produtoras de telenovelas. A Rede Globo alcança 98,44% do território brasileiro, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% do total da população brasileira. A empresa é parte do Grupo Globo, um dos maiores conglomerados de mídia do planeta.

Apesar de em 5 de janeiro de 1951, durante o governo de Eur

com Gaspar Dutra, a Rádio Globo ter requerido pela primeira vez uma concessão de televisão, foi somente em julho de 1957, que o então presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão; no fim de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto que concedeu o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda.A emissora começou a funcionar em 26 de abril de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho.

Ver globo ao vivo

A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, bairro localizado na Zona Sul do município do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, enquanto que os principais estúdios de produção localizam-se no Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, que compreende o segundo maior complexo televisivo da América Latina. . A Rede Globo ao vivo também tem estúdios de produção em Vila Cordeiro, na cidade de São Paulo, onde também encontram-se o departamento de jornalismo e de onde gera parte da sua programação. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.

A TV Globo HDTV foi oficialmente fundada no dia 26 de abril de 1965 às 10:45, com a transmissão do programa infantil Uni Duni Tê. Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional. Os primeiros oito meses da TV Globo foram um fracasso, o que levou à contratação de Walter Clark, à época com 29 anos, para o cargo de diretor-geral da emissora. Clark foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso da emissora.

Em janeiro de 1966, o Rio de Janeiro sofreu uma das suas piores inundações; mais de 100 pessoas morreram e aproximadamente 20 mil ficaram desabrigadas. A cobertura da tragédia feita ao vivo pela TV Globo foi um marco na história da emissora, que fez sua primeira campanha comunitária, centralizando a arrecadação de doações em dois de seus estúdios.

Nessa altura, a transmissão das imagens ainda era em preto e branco. Ainda naquele ano, a Globo chegou ao estado de São Paulocom a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.

Por ser a maior rede de televisão do país e uma das maiores do mundo, a TV Globo ao vivo possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura, a política e a opinião pública. Desde a sua fundação, a empresa possui um longo histórico de controvérsias em suas relações com a sociedade brasileira, que vão desde seu apoio ao regime militar até a influência em eleições presidenciais do período democrático, como em 1989.

A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das 20 horas foi O Ébrio, de José Castellar, em 1965. Embora O Rei dos Ciganos, de Moysés Weltman e A Sombra de Rebecca, de Glória Magadan tenham sido exibidas no horário em 1966 e 1967, respectivamente, somente com a entrada de Janete Clair no roteiro de Anastácia, a Mulher sem Destino, originalmente de Emiliano Queiroz, que a estrutura que posteriormente se convencionaria como “novela das oito” se popularizou.

(Referência: Rede Globo Wikipédia)

Qual seu palpite? Deixe um comentário...

Um comentário

  1. Eden

    acompanho todos os veículos de telejornais e fica bem claro o quanto vocês torcem pra tudo nesse governo dê errado, basta assistir o tipo de de jornal mostrando tudo contra. Nada está bom nem as medidas tomadas são relevante. Esse tipo de manipulação pode até “parecer”! funcionar, mas também entendemos o quanto a GLOBO tem perdido com as baixas audiências. E não será diferente daqui pra frente!! Temos muito mais que essa falta de ética jornalística. Basta assistirmos outros telejornais e vemos os pontos negativos e positivos da maneira correta. Basta não ter como referência essa opção que a globo insiste em praticar. Os tempos são outros. Muda o tempo todo. Façam um favor a nação. Trabalhem na informação honesta. Imoral