Rede Cultura do Pará é uma emissora de televisão educativa brasileira sediada em Belém, capital do estado do Pará. Opera nos canais 2 VHF e 41 UHF digital e é afiliada à TV Cultura. A emissora pertence a FUNTELPA, de propriedade do Governo do Estado do Pará, e tem finalidade educativa.

A TV Cultura do Pará entrou no ar em 2 de janeiro de 1987 em caráter experimental, apenas servindo como retransmissora da TVE Brasil do Rio de Janeiro. A emissora passa a operar em definitivo em 13 de março, e estreia o Jornal da Cultura, com 30 minutos de duração. Em janeiro de 1988, a emissora amplia a programação local com os programas Sem Censura Pará (versão local do Sem Censura exibido pela TV Brasil), Revista Feminina, entre outros.

Em 1º de novembro de 1990, após o fim da parceria da Rede Bandeirantes com a TV Guajará (quando a rede decidiu não renovar contrato de afiliação que possuía desde 1976, por conta das condições precárias da emissora), a Cultura passa a retransmitir ou exibir por meio de video-tape alguns dos programas da rede. Na época dos acontecimentos, o Estado do Pará ainda era governado porHélio Gueiros (já no final de mandato) e o recém-eleito governador Jader Barbalho havia comprado quase um ano antes a RBA TV da família de Jair Bernardino, falecido em um acidente de avião na Ilha das Onças, em Belém.

Em junho de 1993, a emissora deixou de retransmitir os programas da Rede Bandeirantes após a RBA TV trocar a Rede Manchetepela emissora paulista, e volta a retransmitir exclusivamente o sinal da TVE Brasil. Em 1995, após oito anos como afiliada à TVE Brasil, a emissora passa a retransmitir o sinal da TV Cultura.

Em 22 de junho de 1998, a emissora trocou a TV Cultura pela recém-criada TV Nacional Brasil.

Qual seu palpite? Deixe um comentário...

12 Comentários

  1. Ronaldo Moraes

    São Luis do Maranhão em peso ligada Cultura…..Valeu….

    Obrigado Cultura pela oportunidade de assistir ao vivo a grande decisão….

    Vai da Papaooooooooo

  2. Marcelo Pará

    torcida em santa catarina do paysandu hoje 3×1

  3. João vilas Boas

    Boa tarde galera do meu Pará, sou o João e atualmente moro em Florianópolis/sc , mesmo assim estou ligado em nosso estado e principalmente no futebol, sou sangue azul e o meu Leão vai atropelar os bananas de pijamas
    Leão 3 × 0 Paysandu. Dalhe leão
    Torcida em peso aq em Florianópolis
    Carmem, João vilas , matheus e dayse , todos juntos com o leão

  4. EDINALDO NEVES

    Parabéns a TV e Rádio Cultura do Pará pela brilhante cobertura do Campeonato Paraense 2017. “Tá show de Bola”. O Jogo vai ser 2X0 pro PAPÃO. Mandem um abraço pra equipe ALCATEIA BICOLOR ACARAENSE.
    O município de Acará está ligado em vocês.
    Abraço e sucesso!!!!!

  5. SANDRO MENDES

    jogo vai ser 3 x 1 para o papao da curuzu manda uma abraços para o meu primo inocencio e de sua tia emilia paraguassu abraços a todos

  6. Claudio

    Paragominas 5 X 0 Remo.

  7. regina santos

    Não estou gostando desse jogo do Ricardo Capanema falta garra.

  8. giovanni

    oque vcs acharãn do remo nesse primeiro repa??? giovanni de ananindeua.

  9. mateus santos

    porque voces nao voltam a transmitir o carnaval de belém ao vivo?? ‘-‘ 🙂

  10. Daniely Mota

    Como se sente de volta a Belém?

  11. erivelton

    vai dar raifran na final – e eu vou pra l´assistir no barbalhão!
    erivelton de Manaus